Viajando em Busca do Saber

Blog da Professora Iára de Andrade Rezende Costa, do Colégio Estadual Joaquim de Macedo em Barra do Piraí - RJ

12.01.2006

PROJETO

Projeto envolvendo diferentes mídias ( Computador/Internet, jornal, revistas, propagandas, folder, TV/video, etc...)

Caracterização da Turma:O projeto está sendo desenvolvido numa turma de 2º ano do 2º ciclo (4ª série), da professora Iára.Uma turma heterogênea, que exige respeito e atenção por parte da professora no atendimento das diferenças individuais. A turma é composta de trinta e nove alunos que aprendem em ritmo diferente, necessitando de atenção especial ao método a ser empregado e uma constante visão crítica por parte da professora que precisa estar sempre avaliando a sua prática e o aproveitamento dos educandos fazendo adaptações necessárias para atender aos alunos que apresentam defasagem de aprendizagem. Por ser uma turma com três alunos portadores de necessidades especiais sendo: um DM, um DF e um aluno com "baixa visão", o professor necessita de um preparo especial para saber atender e como encaminhar os procedimentos dos alunos que estão envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.Nesta turma faz-se necessário que o trabalho seja realizado na maioria das vezes em grupo para facilitar o entrosamento e a cooperação dos alunos que apresentam melhor desempenho na assimilação dos conteúdos com os que apresentam menor desempenho.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:.Iº MOMENTO:SALA DE AULA:“O Ponto de Partida”. Uma sala de aula, bem espaçosa que favorece o trabalho em grupo. Local onde acontecem os encontros para tomadas de decisão, elaboração e organização do projeto, e divisão das tarefas



IIº MOMENTO:LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
O LIE será utilizado para as pesquisas, digitação do material impresso, jornal,folhetos de propaganda , elaboração do folder e brindes que serão xerocados posteriormente e distribuídos durante o evento. Neste momento os alunos terão a oportunidade de utilizar um editor de texto para confecção de folder,digitar os textos, elaborar os convites. Também poderão utilizar um editor de desenho no nosso caso o " Paint"para criar o logotipo do evento, ulustrar o folder e os folhetos.




Foto: Professora Aparecida ( Orientadora Tecnológica)
IIIº MOMENTO:BIBLIOTECA E SALA DE VÍDEO :
A biblioteca é um espaço utilizado pela comunidade escolar para palestras, por possuir uma área bem ampla, que funciona também como sala de vídeo que dispõe de cadeiras acolchoadas, TV, DVD e Vídeo, favorecendo a projeção dos vídeos e adequado para palestras..
IVº MOMENTO : COZINHA
Um verdadeiro laboratório onde as receitas pesquisadas ou sugeridas pela nutricionista serão preparadas e/ou experimentadas.
Vº MOMENTO:QUADRA ESPORTIVA-Será utilizada para a culminância do projeto, onde acontecerá a Feira dos Nutrientes, com: a exposição dos trabalhos dos alunos; a visitação de pais e alunos; a distribuição e degustação dos alimentos preparados.
AVALIAÇÃO:A avaliação acontecerá durante todo o desenvolvimento dos trabalhos e com a mudança de hábitos alimentares dos alunos e o desenvolvimento para realização das tarefas..
Veja outros projetos:http://www.iaradeandradecosta.blogspot.com/