Viajando em Busca do Saber

Blog da Professora Iára de Andrade Rezende Costa, do Colégio Estadual Joaquim de Macedo em Barra do Piraí - RJ

8.22.2006

ATIVIDADES DO MODULO I

MÓDULO I

INICIO DO CURSO : 28 DE JUNHO DE 2006

AULA - I - 28/06/2006
ASSUNTOS:
abertura de um email no yahoo.
criação de um Blog (este)
ambiente Linux - vantagens e desvantagens
Diário de bordoI -enviado para tutora e coordenadora do curso.

AULA - II - 05/07/2006
Aprendemos como utilizar as diversas ferramentas existentes no link do módulo I na plataforma: Agenda, Chat, email, fórum, mural e quadro de avisos.
visitamos o Fórum e sua utilização para sala de aula.
conversamos sobre o Blog e um convite a visitar o Blog de Suzana Gutierrez
Fizemso uma atividade no processador de textos, na opção desafios sobre o Hino Nacional.
Diário de Bordo II - enviado para tutora e coordenadora.
.
Aula -III-19/07/2006

Atividade I- Carta aos alunos
Baseado na música,encontrada no site, escreva uma carta e a envie anexada para alguém da turma.Não se esqueça de salvá-la no disquete e utilizar os recursos disponíveis para formatação.
Barra do Piraí,19 de julho de 2006.
Querido aluno , Dhavi.
Percebo que você se desenvolve muito bem e que gosta muito de utilizar a Internet.
Pude observar que você, como eu, gosta muito de escrever cartas e isso me fez lembrar minha juventude, no tempo em que eu escrevia muitas cartas.
Escrevia cartas para meus amigos que estavam próximos, aqueles que estavam distantes,para os paqueras,para meu irmão, minha mãe , minhas amigas e até para os inimigos,quando queria me desculpar.
Hoje, olhando você na frente deste computador, enviando cartas através do seu email, percebo quanta coisa mudou.Um grande avanço tecnológico , em "tão pouco tempo".
Não ria,é pouco tempo mesmo...
A Internet começou a ser utilizada no Brasil, em meados de 89/90, somente por instituições de pesquisa e um pouco por universidades.
E veja hoje em dia, quantos milhões de pessoas utilizam este instrumento, inclusive você, para se comunicar com diversas pessoas, ao mesmo tempo.
Uma grande rede!
A Internet é a"rede das redes. Ela é composta de pequenas redes locais,redes estaduais, e enormes redes nacionais que conectam computadores de diversas organizações do mundo inteiro.
Ja parou para pensar, que no momento em que você está utilizando a Internet, outras milhões de pessoas, no mundo inteiro, estão junto com você?
Pois é... E eu aqui lembrando das minhas cartas que levavam dias para chegar ao destino.E você em um segundo se comunica com quem você quiser , basta "clicar".
Mas uma coisas você pode estar certo...
As minhas cartas eram muito sinceras e amorosas.Como esta que acabo de escrever para você.
Um grande abraço.
Profª Iára
Atividade II - Criando Tabelas
Nós, professores, trabalhamos em diversos horários, às vezes em diferentes lugares.
Mas como fazer um quadro de horários? O OpenOffice.org Writer e o Word possuem recursos que possibilitam a criação e a manipulação de tabelas. Elabore um texto com o seu quadro de horários, utilizando os diferentes recursos disponíveis e não esqueça de nos enviar para avaliação.
Lembre-se: toda vez que tiver dúvidas, pode clicar no menu Ajuda, opção Conteúdo e Índice, ou nos escrever... Você achou útil para o seu trabalho a criação de tabelas?
Escreva sobre os pontos positivos e negativos, explicando suas dúvidas, e nos envie.
Aula IV - 02/08/2006
Atividade III - Criando um jornal
Temos um desafio para fazermos juntos: o Jornal da Turma
Discuta com seus colegas como será esse jornal. O texto deverá ser dividido, a princípio, em duas colunas.Cada aluno deverá criar um artigo. Crie um artigo, preferencialmente, ligado à sua prática pedagógica e o digite em colunas. Depois que a sua coluna já estiver digitada, gravada, procure experimentar as diferentes maneiras de formatar figuras (clipart, do arquivo e autoformas) e caixas de texto.
.
Aula V-09/08/2006
Processadores de Texto Processador de TextosOpções do Curso...IntroduçãoDicasDesafioAtividadesWebgrafia Atividade 4
Agora que você já escreveu seu artigo e seus colegas também, organize um jornal da turma. Peça aos seus colegas para lhe enviar o artigo criado por eles. Com este material experiemente publicar sua versão para o jornal da turma na Internet. Visite os endereços:
http://www.letrasaes.blogger.com.br/
http://www.bjornal.blogspot.com/
Estes jornais foram criados em sites de blog. Você poderá criar um blog-jornal para sua turma. Experimente. Sua turma terá várias versões de jornais... Pode ser bem divertido depois compará-los, escolher o que se parece mais com o grupo, ou até mesmo misturar versões. Não esqueça de enviar o endereço do seu jornal, a sua versão do Jornal da Turma, para a tutoria a distância.
.
Atividade 5
Usando dicionário Uma ferramenta existente nos processadores de texto é revisor ortográfico. Esta ferramenta está associada a um banco de palavras que funciona com um dicionário ortográfico.Vamos criar o nosso?Esta atividade consiste na criação de um dicionário com palavras inventadas.
O objetivo é trabalhar criativamente a ortografia, a sintaxe e a construção de textos, com o aprimoramento do uso do dicionário. Você deve inventar as palavras malucas e seus significados.Em seguida em enviar para a lista de discussão que seu tutor presencial criou uma mensagem contendo:- Subject ou Assunto: Palavra - Dicionário Maluco- Nome completo do aluno(s)- Palavra Maluca: - Definição: A medida em que seus colegas de turma forem lendo e contribuindo com novas palavras, copie e cole em um documento do editor de textos a fim de reunir todas as palavras.Finalmente, elabore um texto utilizando o máximo de palavras do Dicionário Maluco da Turma, misturadas com palavras da língua portuguesa para completar o que for preciso, porque o texto não pode ficar "sem pé nem cabeça", tem que fazer sentido.Certamente este texto merecerá ser publicado na Internet. Enriqueça seu Blog.Não esqueça: nos envie uma cópia deste texto. Não esqueça de mandar o dicionário.
Dicionário Maluco Vocabulário A acatura(adj.)= carrancuda,sangada anluvi(adj.s.)= satisfação artividantear(v)= trabalhar B batena(s. m. ) =pessoa agradável, gentil bedecer(v.infinitivo) =participa bolode(adj.)=Rápida, eficaz. bonga(adj.)=lento, devagar. boloi(s.f.) =Local utilizado para fazer as refeições diárias. berleychupe(s.m.)=catchup C caqtepol(v)=cata, pegar carrapateira(adj)=namoradeira critona( s. m.)=mulher idosa criteira( adj.)= pessoa que faz intrigas cranil(adj.) =inteligente cotoleu(adj.)=amigo, camarada, sincero. D dindolim (sbs.m.s.)=neto duperan(s.m.)=homem digdoner(v)=andar E estrezer(v.)=estudar F firinfar(v.)= namorar fracoticar(v)=namorar flopiger(v.)=pegar, segurar. G gundaca(subst.f.s.) =escola K karmoso (adj.)=charmoso L lonado(adj.s.)=lindo lapela(s.f.)=Antena de televisão. lilepe(s.f)=Boneca feita de pano e algodão. lurumã(s.m.)=aluno lilica(s.f)=vasilha utilizada para fazer as refeições. M macateira(s.f)=mamadeira,leiteira moita(s.f)=msg privada minhotando(v)=entrando mamelenta( adj.)=pessoa dengosa mogetar(verbo)=sorrir O ossopata(s.m.)=médico fisioterapeuta P parva(adj)=burra picurrucha(adj)=garota levada pitoca(adj.)=pequena,miniatura potelar( v.)=amontoar potetar(v.)=estar piadura(sbs.f.s.)=estante penegal(adj.)=atraente planeder(v.)=plantar, cultivar. pocotar(v.)=correr R rostivalenide(s.fem.)=roupa S sanpreda(s.f)=tipo de sanduíche sidue(sbs.m.s.)=trabalho sulicate (adj.) elegante sugipalup (adj.) carinhoso T tacapa(v.)=cantar tanildar(v.)=comer, alimentar. terex (adj.)=inteligente titilar( v.)=sentir frio tuanda(s.f )=tipo de roupa folclórica tuco-tuco(s.m.)=computador tuledeuza(adj.)=ranzinza, brigona. tuliquinha – adj. menina delicada X xaturar(v.)=pegar, segurar. Z zoio(s.m)= olho zoia(v)=olha
Autores Cristina Almeida Cristina Brandão Aparecida Hipolito Esmenia Jandyra Josele Rosane Claudia Silva
Iara Costa
Marise Brandão


Atividade 6
Transformação Depois de capturar um texto interessante na Internet, podemos fazer algumas adaptações para sua utilização em sala de aula. Numa aula de Literatura, acrescentamos o retrato de Carlos Drummond de Andrade a uma de suas poesias, que encontramos no endereço: http://www.carlosdrummond.com.br/ Você também pode escolher um texto e alterá-lo do jeito que quiser. Mas lembre-se de colocar as referências, isto é, dizer de onde foram retirados os textos e imagens. Em alguns casos será preciso pedir licença de uso, por causa dos direitos autorais. Por hora, escolha um texto de seu interesse, acrescente a ele outras informações (outros textos seus ou de terceiros, imagens etc.) e salve-o. Envie sua ìtransformação para seus colegas e tutores. Lembre-se: será necessário compactá-lo!Toda vez que tiver dúvidas, pode clicar no menu Ajuda, opção Conteúdo e Índice, ou nos escrever... Não esqueça de nos enviar sua Transformação.
.
Atividade 7

Avaliação
É interessante, neste momento que estamos concluindo as atividades do processador de textos, produzir um texto utilizando o máximo possível dos recursos disponíveis. Procure fazer um comentário, levantando pontos positivos e negativos destas atividades. Escreva também sobre alguma dúvida que ainda permaneça.